segunda-feira, 9 de março de 2009

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA (DP) PARA ALUNOS QUE JÁ CONCLUÍRAM O 3º ANO

PROGRESSÃO PARCIAL – 3º EM – MATEMÁTICA

Os trabalhos deverão ser todos manuscritos em folha de papel almaço.
Para cada item pesquisado o aluno deverá elaborar 10 exercícios e resolvê-los corretamente, demonstrando todas as passagens. Preferencialmente esses exercícios devem estar contextualizados, ou seja, devem estar aplicados numa situação do cotidiano.
NUMEROS E OPERAÇÕES/ ALGEBRA E FUNÇÕES.
1. Sistema cartesiano ortogonal
2. Ponto
2.1. Distância entre dois pontos;
2.2. Ponto médio de um segmento
3. Estudo da reta
3.1. condição de alinhamento entre três ponto;
3.2. Inclinação e coeficiente angular de uma reta;
3.3. Equações da reta: geral, reduzida, segmentária e paramétrica
3.4 Distância entre reta e plano
4. Cônicas
4.1. Circunferência
4.2. Parábola
4.3. Elipse
4.4. Hipérbole
5. Conjunto dos números complexos
5.1. Os números imaginários
5.2. forma algébrica
5.3. Igualdade
5.4. Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação na forma algébrica
5.5. Módulo
5.6. Argumento
5.7. Forma trigonométrica
5.8. Adição, subtração, multiplicação e divisão na forma trigonométrica
5.9. Potenciação utilizando a 1ª fórmula de Moivre
5.10. Radiciação utilizando a 2º fórmula de Moivre
6. Polinômios
6.1. Definição
6.2. Igualdade
6.3. Adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios
6.4. Teorema do resto
6.5. Teorema de D’Alembert
6.6. Dispositivo de Briott Ruffini
6.7. Equações polinomiais

GRANDEZAS E MEDIDAS/
ESPAÇO E FORMA
1. Pirâmides
Determinação da área e volume das pirâmides e dos troncos de pirâmides
2. Corpos redondos: cilindro, cone e esfera
Determinação de área e volume dos corpos redondos e dos troncos de cone
Confeccionar os sólidos
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
1. Gráficos e tabelas
2. Média, mediana e moda
3. Desvio médio e desvio padrão
4. Elementos de uma amostragem.

As atividades do eixo Tratamento da Informação deverão seguir o roteiro do Projeto de pesquisa escolar ( Murrie, Zuleika de Felice). Vide abaixo.
O tema do trabalho deverá ser “Segurança pública”. Neste trabalho deverá ter um levantamento de dados sobre a questão dos tipos de violências que acometem a população brasileira.
A partir desse levantamento de dados deverá ser elaborada uma tabela de distribuição de frequência: (variável, frequência absoluta, frequência absoluta acumulada, frequência relativa, frequência relativa acumulada), construir gráficos de linhas, barras e setores; determinar as medidas de tendência central (média. Mediana e moda) e as medidas de dispersão ( variância, desvio médio e desvio padrão)

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