terça-feira, 3 de março de 2009

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROGRESSÃO PARCIAL

1ª PARTE:
3º ANO ENSINO MÉDIO JÁ CONCLUÍDO - PROFª PIEDADE TEODORO
Leitura, análise-interpretativa de obras literárias de autores da literatura brasileira e literatura portuguesa (análise estilística/intencionalidade).
Produção de resenhas, artigos de opinião e artigo de divulgação cientifica; livro – clipe / vídeo.
(Construção lingüística da superfície textual) textualidade

NOTA: As atividades, a saber: sequência didática “Mestre da literatura” (BUSQUE A PROPOSTA NO SITE): http://mecsrv04.mec.gov.br/seed/tvescola/mestres/index/principal.shtm . Clique em “Cadernos” – sugestões de atividades e “Multimídia” para assistir aos vídeos.
Pode consultar também outros tantos vídeos, como, http://www.vestibular1.com.br/video/video_aula_literatura.htm ;
1. Montagem de painéis “PowerPoint” acerca da evolução da arte literária.
2. Selecionar obras dos seguintes autores: Lima Barreto - Triste fim de Policarpo QuaresmaJosé de Alencar - O GuaraniGuimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas (troque esse romance pelo livro de conto “Recado do morro” (do livro “Corpo de baile”)).
3. Mário de Andrade - MacunaímaMachado de Assis - Memórias Póstumas de Brás CubasGraciliano Ramos - Vidas Secas.
Carlos Drummond de Andrade – A rosa do povo.
4. Leitura dos romances e poemas, contos ou crônicas.
5. Assistir a filmes, vídeos; livro-clipe, depoimentos, palestras, entrevistas dos autores e/ obras. (pesquisa do aluno)
6. Vivência com Resolução das atividades sugeridas de analise interpretativas das obras em questão (propostas do projeto “Mestre da Literatura” proposta da TV Escola).
7. Produção de painéis que remetem a tema(s) explorado(s) nas obras lidas.
8. Produção de resenha critica das obras em pauta.
9. Criação de vídeo e/ou livro – clipe das obras.

2ª PARTE:
Busque, no site a seguir, orientações acerca das exigências para se construir dissertações de qualidade http://www.vestibular1.com.br/menu/redacao.htm . . Após o estudo do assunto, destaque as ideias essências (resumo esquemático). Faça-o no computador, use o programa “PowerPoint”.
Escolha, no mínimo, cinco temas sugeridos pelas maiores instituições de ensinos superiores. Após leituras de todos eles, produção as redações.

3ª PARTE:
1. Estude as classes gramaticais e as funções sintáticas dessas classes/família gramaticais(use a minigramática da editor Saraiva, de Samira e Jesus
2. Desenvolver os exercícios sugeridos no site. Reescreva-os em outra página. Confira as respostas e some pontos dos acertos em porcentagens. http://www.vestibular1.com.br/exercicios/especificos_portugues.htm .


1ª PARTE:
2° ANO ENSINO MÉDIO - DP DO 1º ANO - PROFª PIEDADE
Leitura, análise-interpretativa de obras literárias que reportam aos gêneros discursivos: depoimento, carta, diário, crônica e conto. ( 1º BIMESTRE)

2ª PARTE:
Estudo e feitura das atividades do capítulo “Os gêneros discursivos”, de Abaurre. Maria Luisa M. & Abaurre. Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007, pp.30 – 42. (2º BIMESTRE)

3ª PARTE:
Estudo e desenvolvimento das atividades sugeridas dos capítulos “Relato, carta pessoal, e-mail e diário”; “Notícia”, “Crônica”, “Biografia”, “Conto I” e “Conto II”, de Abaurre. Maria Luisa M. & Abaurre. Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007, pp.44 – 142. (2º BIMESTRE ATÉ CONTO I )

4ªPARTE:
Assistir aos vídeos e ouvir as músicas sugeridas, no final de cada capítulo e produzir textos apreciativos (resenhas) dessas obras de arte. (3º BIMESTRE)

5ªPARTE:
Navegue nos sites sugeridos, no final de cada capítulo, e faça comentários (apreciação) sobre o material explorado. (4º BIMESTRE)

Um comentário: