terça-feira, 3 de março de 2009

ATIVIDADES DE ARTE - PROGRESSÃO PARCIAL

ATIVIDADES PARA ALUNOS QUE ESTÃO NO 1º ANO COM DP DE 8ª SÉRIE

1º BIMESTRE:


1 - Leia com atenção:

A dança contemporânea atual acontece em um grande território, com muitas possibilidades e recursos, fazendo com que os criadores transmitem por vários espaços, valendo-se de variadas linguagens e realizando tramas entre elas para a concretização de suas obras coreográficas. E, ao mesmo tempo sabemos que a dança traz muitas questões que se tornarão pontos de apoio para o percurso a ser percorrido ao longo de nossas criações coreográficas.

Fale sobre:
- processo de criação
- coreografia
- trilha sonora
- dança contemporânea

2 - Agora preste atenção na imagem:
Fig. Baile na roça: Coreografia para Portinari. Espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo – 1998 - direção de José Rossi Neto.Responda:

1-O que chama mais atenção nesta foto?
2- Onde você acha que a bailarina está?
3-O que causa estranhamento para você?
4-Olhando esta cena congelada, como você imagina a trilha sonora desse espetáculo?
5- Como você acha que foi o processo de criação do coreografo?


3 – Biografia e pesquisa

- Biografia do músico e compositor Tom Jobim e Elis Regina
- Análise literária da música “Águas de Março” de Tom Jobim.
- Pesquise sobre a bossa nova.

4 – Biografia e Pesquisa:

- Escreva sobre a fotografia ( histórico)
- Biografia da fotógrafa Regina Silveira e comentário sobre sua última exposição “ Luz Zul”.


2º BIMESTRE

1- Leia com atenção o poema “ Morte das Casas de Ouro Preto”de Carlos Drummond de Andrade a música “ Que Maravilha” de Jorge Bem / Toquinho e a Imagem “Golconda”do artista René Magritte.

Morte das casas de Ouro Preto

Sobre o tempo, sobre a taipa,
a chuva escorre. As paredes
que viram morrer os homens,
que viram fugir o ouro,
que viram finar-se o reino,
que viram, reviram, viram,
já não vêem. Também morrem.
(...)
Carlos Drummond de Andrade

René Magritte



Na obra destes artistas, a chuva parece ser matéria a nos dizer coisas. Nelas, pode-se perceber que o significado da chuva não é inerente à realidade, mas é a arte que confere significado à realidade provocando novas e abertas sensações, significações, pensamentos.

2 - Agora responda:

- O que há em comum entre as três obras?
- Que comparações podem fazer entre os três textos criados pelos artistas nas várias linguagens?
- O que esboçaram no primeiro momento?
- Qual o nome da obra de Magritte?
- Biografia de René Magritte

3 - Desenho de uma imagem:

Magritte diz que acha uma maravilha poder caminhar pelo céu na terra. Para ele, o homem de chapéu-coco é o Sr. Normal, no seu anonimato. Pois ele diz que usava um chapéu idêntico pois não gostava de se destacar nas massas.

- Agora, você vai imaginar uma chuva com um objeto escolhido por você. Use o fundo do desenho de Magritte.

Material:

- folha de canson A4 ( margem de 1 cm )
- lápis de cor

4 - Assistir o filme “Cantando na Chuva”com Gene Kelly

Faça uma ficha técnica do filme assistido. Siga o modelo:

Ficha Técnica
Título Original: Hostel: Part II ( O Albergue)Gênero: TerrorTempo de Duração: 93 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2007Site Oficial: www.hostel2.comEstúdio: Screem Gems / Truenorth Productions / International Production Company / Lionsgate / Raw Nerve / Next EntertainmentDistribuição: Lionsgate / Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures Direção: Eli Roth Roteiro: Eli Roth, baseado nos personagens criados por Eli RothProdução: Chris Briggs, Mike Fleiss e Eli Roth Música: Nathan Barr Fotografia: Milan Chadima Desenho de Produção: Robb Wilson KingDireção de Arte: David Baxa e Daniel Newton Figurino: Susanna Puisto Edição: George Folsey Jr. e Brad E. Wilhite Efeitos Especiais: Barbed Wire / Phantom Effects
- Elenco
Lauren German (Beth)Roger Bart (Stuart)Heather Matarazzo (Lorna)Bijou Phillips (Whitney)Richard Burgi (Todd)Vera Jordanova (Axelle)Jay Hernandez (Paxton)Jordan Ladd (Stephanie)Stanislav Ianevski (Miroslav)Zuzana Geislerová (Inya)Milan Knazko (Sasha)Monika Malacova (Sra. Bathory)Davide Dominici (Riccardo)Petr Vancura (Pavel)Roman Janecka (Roman)Edwige Fenech (Professora)Ruggero Deodato (Canibal) - SinopseBeth (Lauren German), Lorna (Heather Matarazzo) e Whitney (Bijou Phillips) são jovens americanas em viagem a Roma. Ao fazer um passeio de final de semana elas são atraídas por uma bela modelo, que conhecem no caminho para uma região remota da Eslováquia. A modelo lhes oferece que conheçam um spa exótico, onde poderiam relaxar, rejuvenescer e se divertir. Elas aceitam o convite, sem imaginar que serão vítimas de um leilão em que participam pessoas ricas e doentes de diversos países.

3º BIMESTRE


1 - Defina Design.
- Qual a diferença entre Design e Arte?

2 - Vamos escolher a carteira na sala de aula como um objeto para estudo. Responda:

- Lembra de outras carteiras de sala de aula?De qualquer série como ensino infantil, faculdades, antigas onde o assento de uma se unia a bancada da outra? Se lembrar, descreva-a.
- Você acha que as carteiras são confortáveis na sua sala de aula?
- Já viu carteira universitária para canhoto?
- Por que acha que são projetadas assim?Gostaria que fosse diferente?
- Já ouviu falar de “ergonomia”? Então pesquise e escreva o que é.

3 -Leia com atenção:
Texto - Todo dia é dia de design - Guto LinsTodos os diasquando o design toca,você levanta da sua design,calça um designe vai ler o design do dia.Senta no design da cozinhaenquanto o pão esquenta no design.Toma um design de leiteveste um design correndoe sai atrasado para pegar um design na esquina.Pela design você vêdesign para todos os lados:o design de uma peça de teatro,o design que pára a seu ladoquando o design fechae também o design que o guarda sopraquando o design abre.Entra no escritório pisando forte,fazendo barulho com seu design novoe antes de ligar o seu design de última geração,senta na sua design acolchoada,pega esta design,e fica mais confuso ainda…Afinal,o que é design?
- Agora copie o texto substituindo a palavra design pelo objeto que ele quer dizer.


4 – Em uma folha de sulfite A4 faça um desenho imaginando uma carteira ideal para a sala de aula. Um design que seria confortável para o aluno.


4º BIMESTRE


1 – Escreva a diferença entre a linguagem teatral e a cinematográfica.

2 – Pesquise sobre:

- Christian Boltanski (fotógrafo e escultor)
- Fredi Kleemann (ator e fotógrafo)
- Lenise PinheiroRenée Gumiel (fotógrafa)
- Rosangela Rennó (bailarina, atriz e coreógrafa)

3 – Escreva sobre cinema e vídeo.

4 - escreva sobre o videoclipe ao cinema.



ATIVIDADES PARA ALUNOS DO 2º ENSINO MÉDIO COM DP DE 1º ENSINO MÉDIO.

1ºBIMESTRE

1 - Pesquise:

- O que é Patrimônio Cultural.
- O grafiteiro Fefe Tavalera.
- O que é land art.
- Diferença entre Patrimônio Cultural e Arte Pública.

2 – Você irá fazer uma pequena expedição pelo seu bairropara que possa observar melhor e descobrir aspectos que passam despercebidos no cotidiano.
Como exemplo irei falar sobre um artista, Jorge Macchi. Um artista argentino que provoca a desfamiliarização do olhar.
Macchi nasceu em Buenos Aires , depois de uma viagem por vários países ele volta a terra natal e, em cima de um mapa onde está sua cidade ele coloca um vidro sobre o mapa e quebra, formando caminhos que foram percorridos por ele. A experiência vivida resultou na obra “Buenos Aires Tour”, um livro objeto. Produzido em 2003 apresenta 8 itinerários com 46 pontos escolhidos.
A partir dessa experiência, você vai fazer um mapa de um quarteirão de seu bairro até a sua escola. Preste bem atenção por onde você passa, pois terá que fazer anotações de tudo que lhe chamar a atenção registros de sons, palavras dos transeuntes, fotografias se for viável, etc. Você tem que suspender uma atitude natural e transformar em uma atenção que busca o que reconhece o que já sabe ou já viu.

- Atividade: o mapa será feito em uma folha de sulfite A3 com margem de um cm.

Leia:

Tambor de Crioula, Jongo, Frevo e Samba de Roda, essas são manifestações populares consideradas patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Dentro do Patrimônio estão as danças e canções que integram as práticas populares.
O conjunto de bens móveis e imóveis, além de produtos artesanais e técnicos faz parte do patrimônio material.
- Faça uma pesquisa sobre o Frevo, Carnaval e Folia de Reis.


3 - Faça uma releitura da obra de Heitor dos Prazeres “FREVO” em uma folha de canson A4 com margem de 1 cm (colorir).


4 – Pesquise sobre:

- O circo de Soleil.
- O circo roda Brasil.
- O Circo Tradicional e Contemporâneo.
- Doutores da Alegria.
- Os palhaços Arrelia.


2º BIMESTRE

Leia e responda:
Intervenção é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais das grandes metrópoles. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas realizadas em espaço público.
1- Olhe atentamente a sua sala de aula. Observe todos os detalhes, a cor da parede, piso, janelas, porta, teto, lâmpadas, quadro, tudo que nela existir. Agora responda:

a) Qual a sensação que ela provoca após a sua observação?b) Qual o aspecto que você gostaria de modificar?

2- A partir desta observação explique:

Como você pode fazer uma intervenção em sua escola para provocar o olhar das pessoas? Explique como faria cada uma delas:
Interferência visual - Interferência sonora - Interferência Corporal

3- Explique o que é uma intervenção urbana.


Esta é a obra de Nele Azevedo “Monumentos Mínimos”.
Pesquise sobre a obra e analise-a


4 - Analise esta obra com muita atenção.
Não esqueça nenhum detalhe.


3º BIMESTRE

1 – Quem foi Ivaldo Bertazzo? Fale sobre ele.

2 - Leia o texto com atenção:

Muitas vezes, os artistas procuram justamente o que já não vemos, já que faz parte do que usamos no cotidiano. Guarda-chuvas foram utilizados por Marepe para sua instalação na 27ª Bienal Internacional de São Paulo. Os objetos escolhidos pelo artista: guarda-chuvas masculinos pretos e sóbrios, e o título dado à instalação (cânone)-2006 criam intrincadas relações entre materialidade, forma-conteúdo, convidando-nos a múltiplas possibilidades de leitura. Podemos perceber como materiais inusitados podem se tornar obras e nos fazer experimentar sensações e pensar. Que outros objetos podem se transformar em matéria para as intervenções? O que é descartado? O que se pode buscar como sucata em obras e construções? Pontaletes de madeira, pedaços de ferro, de gesso, luvas de pedreiro descartadas...?
Se Marepe nos faz ver objetos cotidianos ocupando espaços inusitados, George Segal nos faz refletir sobre a condição humana. Cinco figuras masculinas formam umaa fila e retratam o período da grande depressão americana, um difícil período econômico. Para relembrar esse momento, Segal criou inicialmente uma escultura com gesso, madeira, metal e pintura em acrílico, que serviu de molde para a fundição em bronze, que hoje está instalada em Washington, no Memorial do ex-presidente
Franklin Delano Roosevelt, que muito contribuiu para novas políticas econômicas e sociais. As figuras são expressivas e ocupam um espaço cotidiano, convidando-nos para “reolhar” a vida humana. Seria possível criar figuras ocupando espaços na escola? Personagens em performances ou bonecos de tamanho natural? Bonecos podem ser feitos com meias-calças femininas recheadas de jornal e vestidos com roupas, sapatos, chapéus, bonés, perucas. Mas não basta fazer os bonecos. Eles ganham “vida” não porque se aproximam realisticamente das figuras humanas, mas porque suas formas em deformações expressivas e suas poses carregam significações.
A relação com a vida também está presente na obra de Adriana Varejão. Ela observou e fotografou cuidadosamente azulejos portugueses da Igreja da Glória, no Rio de Janeiro. Buscou a matéria para reproduzir em grande escala os pequenos azulejos, trazendo na pele da pintura as rachaduras dos originais. As marcas do tempo foram cuidadosamente amplificadas.
(1) Marepe

(2)George Segal
( 3 )Adriana Varejão

A leitura comparativa das imagens, além de outras que você já viu em outros lugares, com isso pode complementar o seu conhecimento, pode problematizar a questão da materialidade, pois os artistas selecionados trabalham com diversidade de materiais e de linguagens. Muitas vezes, na legenda de uma reprodução de uma obra ou na plaqueta ao lado dela na exposição, é usado o termo “técnica mista” para se referir a muitas matérias, como vemos.. O que vocês conseguem distinguir lendo as imagens? O que as legendas apontam?
- Depois de ler o texto e responder as perguntasque estão no texto, crie um desenho com um objeto escolhido, use como idéia a obra de Marepe (1) . Folha de sulfite A4.






3– Escreva sobre:

- Web art.
- DJs.
- Musica eletrônica

4 – Fale sobre o espetáculo Samwaad de Ivaldo Bertazzo.


4º BIMESTRE


1– Escreva sobre:

- a música clássica e diga o nome de dois compositores.

- a Bossa Nova e o nome de dois compositores.


2 – Pesquise músicas de outras épocas que sejam melódicas, instrumentais de compositores eruditos, da MPB e do Jazz. Duas de cada.

3 - Escolha uma música de Milton Nascimento e reescreva a música escolhendo uma letra bem bonita.
Escreva as duas letras.

4 – Responda:

- Costuma ir ao cinema ou assiste seus filmes em casa.
- Filme que mais gostou:
- Tipo de música que gosta de ouvir:
- Já assistiu alguma peça teatral? Qual o nome da peça:
- Qual livro você leu e gostou:
- Que tipo de dança você gostaria de assistir em um espetáculo?
- Já assistiu a uma apresentação de música clássica?




ATIVIDADES PARA ALUNOS DO 3º ANO ENSINO MÉDIO COM DP DE 2º ENSNO MÉDIO

1º BIMESTRE

1 – Responda:

- O que você conhece como espaço cultural?
- O que significa a numeração que há em alguns eventos de arte como 29ª Programa de Arte Brasileira,20º Festival Estudantil Brasileiro, 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, %ª Edição do Projeto de Dança e Pauta.
- O que você sabe sobre esses Eventos?

2 - Enquanto produção cultural, o que diferencia um Panorama de Arte, de um Festival, de um salão de fesstas?
- De que modo esses eventos tem importância para a aproximação entre arte e publico?

3 – Fale sobre o artista Luciano Mariussi e da sua obra “Entre Gritando”

4 -Leia com atenção: ( o texto será postado posteriormente) FIQUE LIGADO!
Agora responda:

- O que chama atenção nesse conceito e sua nomeação “ Inventario” ?
- È possível perceber o que o Festival está focalizando como conceito?
- O que é percebível como preocupação do Festival sobre a relação entre espetáculo e público?


2º BIMESTRE

1 – Responda:
- As cores das roupas em seu armário( camisetas, calças, roupas intimas, calçados, casacos, malhas, etc.)
- os livros e revistas que possuem:
- as músicas dos CDs que mais gosta:
- as capas de livros ou de CDs que mais admiram:
- os atores que preferem:
- o desenho de um objeto que oste muito em sua casa:
- as obras de arte preferidas:
- os filmes que gosta de assistir:
- o que gosta de dançar:

2 – Pesquise o que faz parte de cada linguagem.
a – linguagens do Teatro
b – linguagens da dança
c – linguagens da s artes visuais
d – linguagens da música
e – linguagens híbridas( que unem linguagens de áreas diversas)
f - linguagens convergentes( nem sempre são consideradas como arte, mas trabalham com seus códigos)

3 – Fale sobre os fotógrafos Cristiano Mascaro e Vik Muniz e diga qual a diferença entre seus trabalhos.

4 - Hermeto Pascoal abrindo as gavetas do guarda roupa.

- Ouvir a música de Hermeto Pascoal “Este meu Piano”e faça um comentário sobre ela. (instrumentos usados, quanto tempo é executada, alterações rítmicas, harmonia, enfim tudo que puder pesquisar.


3º BIMESTRE

1 – Imagine que você será responsável para realizar um Festival de Música na Escola. Como você organizaria este festival?
- Quem seria os participantes? Os alunos; a comunidade, professores, pais, vizinhos, funcionários; quantos trabalhos poderão ser apresentados; que tipo de musicas; como acontecerá a apresentação; será um festival de rock, concertos, rap, tudo isso e mais um pouco juntos?

- Faça um logotipo que batize o seu festival em um folha de sulfite A4.

2 – O que você entende sobre Desenho de Animação.

3 – Faça uma pesquisa e crie um desenho de animação usando movimentos.

4 - Faça uma pesquisa sobre Improvisação Teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário