quarta-feira, 11 de março de 2009

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA _ DP 8ª SÉRIE

ATIVIDADES DE LEITURA

Em cada bimestre o aluno deverá ler um livro paradidático e desenvolver as seguintes atividades:
Criar a primeira página de um jornal;
Criar um outdoor;
Criar uma história em quadrinho;
Criar uma paródia;
Fazer uma resenha da obra;
Desenvolver as atividades do suplemento de avaliação

1º Bimestre: As mil e uma equações – Ernesto Rosa Neto – Editora Ática
2º Bimestre: Geometria na Amazônia – Ernesto Rosa Neto – Editora Ática
3º Bimestre: Saída pelo triângulo – Ernesto Rosa Neto – Editora Ática
4º Bimestre: Como encontrar a medida certa – Carlos Marcondes e Nélson Gentil – Editora Ática

segunda-feira, 9 de março de 2009

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA (DP) PARA ALUNOS QUE JÁ CONCLUÍRAM O 3º ANO

PROGRESSÃO PARCIAL – 3º EM – MATEMÁTICA

Os trabalhos deverão ser todos manuscritos em folha de papel almaço.
Para cada item pesquisado o aluno deverá elaborar 10 exercícios e resolvê-los corretamente, demonstrando todas as passagens. Preferencialmente esses exercícios devem estar contextualizados, ou seja, devem estar aplicados numa situação do cotidiano.
NUMEROS E OPERAÇÕES/ ALGEBRA E FUNÇÕES.
1. Sistema cartesiano ortogonal
2. Ponto
2.1. Distância entre dois pontos;
2.2. Ponto médio de um segmento
3. Estudo da reta
3.1. condição de alinhamento entre três ponto;
3.2. Inclinação e coeficiente angular de uma reta;
3.3. Equações da reta: geral, reduzida, segmentária e paramétrica
3.4 Distância entre reta e plano
4. Cônicas
4.1. Circunferência
4.2. Parábola
4.3. Elipse
4.4. Hipérbole
5. Conjunto dos números complexos
5.1. Os números imaginários
5.2. forma algébrica
5.3. Igualdade
5.4. Adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação na forma algébrica
5.5. Módulo
5.6. Argumento
5.7. Forma trigonométrica
5.8. Adição, subtração, multiplicação e divisão na forma trigonométrica
5.9. Potenciação utilizando a 1ª fórmula de Moivre
5.10. Radiciação utilizando a 2º fórmula de Moivre
6. Polinômios
6.1. Definição
6.2. Igualdade
6.3. Adição, subtração, multiplicação e divisão de polinômios
6.4. Teorema do resto
6.5. Teorema de D’Alembert
6.6. Dispositivo de Briott Ruffini
6.7. Equações polinomiais

GRANDEZAS E MEDIDAS/
ESPAÇO E FORMA
1. Pirâmides
Determinação da área e volume das pirâmides e dos troncos de pirâmides
2. Corpos redondos: cilindro, cone e esfera
Determinação de área e volume dos corpos redondos e dos troncos de cone
Confeccionar os sólidos
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
1. Gráficos e tabelas
2. Média, mediana e moda
3. Desvio médio e desvio padrão
4. Elementos de uma amostragem.

As atividades do eixo Tratamento da Informação deverão seguir o roteiro do Projeto de pesquisa escolar ( Murrie, Zuleika de Felice). Vide abaixo.
O tema do trabalho deverá ser “Segurança pública”. Neste trabalho deverá ter um levantamento de dados sobre a questão dos tipos de violências que acometem a população brasileira.
A partir desse levantamento de dados deverá ser elaborada uma tabela de distribuição de frequência: (variável, frequência absoluta, frequência absoluta acumulada, frequência relativa, frequência relativa acumulada), construir gráficos de linhas, barras e setores; determinar as medidas de tendência central (média. Mediana e moda) e as medidas de dispersão ( variância, desvio médio e desvio padrão)

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA (DP) PARA ALUNOS QUE ESTÃO CURSANDO 1º ANO ENSINO MÉDIO

PROGRESSÃO PARCIAL – – MATEMÁTICA

Os trabalhos deverão ser todos manuscritos em folha de papel almaço.
Para cada item pesquisado o aluno deverá elaborar 10 exercícios e resolvê-los corretamente, demonstrando todas as passagens. Preferencialmente esses exercícios devem estar contextualizados, ou seja, devem estar aplicados numa situação do cotidiano.

1º BIMESTRE
TRATAMENTO DA INFORMAÇÀO
1. Tabelas de dupla entrada
2. Freqüências absolutas e relativas
3. Gráficos
4. Histograma e polígono de freqüências
5. Média, mediana e moda
6. Espaços amostrais
7. Probabilidade
8. Problemas de contagem.

As atividades do eixo Tratamento da Informação deverão seguir o roteiro do Projeto de pesquisa escolar ( Murrie, Zuleika de Felice). Vide abaixo.
O tema do trabalho deverá ser “Segurança pública”. Neste trabalho deverá ter um levantamento de dados sobre a questão dos tipos de violências que acometem a população brasileira.
A partir desse levantamento de dados deverá ser elaborada uma tabela de distribuição de frequência: (variável, frequência absoluta, frequência absoluta acumulada, frequência relativa, frequência relativa acumulada), construir gráficos de linhas, barras e setores; determinar as medidas de tendência central (média, mediana e moda).

COMUNICADO AOS ALUNOS



PARA ENCERRARMOS A GINCANA DE ABERTURA DO ANO LETIVO, CONTAMOS COM A ÚLTIMA TAREFA QUE CONSISTE EM CONVIDAR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS PARA A PALESTRA “VALORES ESSENCIAIS PARA UMA CONVIVÊNCIA MAIS HUMANA”. O PÚBLICO ALVO DA PALESTRA É JOVEM E ADULTO. SERÁ NO DIA 14/03/2009 (SÁBADO) ÀS 9 HORAS. OS CONVIDADOS DEVERÃO DAR O NOME NA ENTRADA E DIZER QUAL SALA QUE O CONVIDOU. A CADA CONVIDADO, ACRESCENTAR-SE-Á 20 PONTOS PARA A TURMA. EM SEGUIDA, DIVULGAREMOS O RESULTADO DA EQUIPE.

ATENÇÃO ALUNOS DE PROGRESSÃO PARCIAL

FAVOR OBSERVAREM O QUADRO DE CONTEÚDOS POR SÉRIE E POR DISCIPLINA. ESTEJAM ATENTOS. NO QUADRO, CONSTAM AS SÉRIES DO ANO EM CURSO. POR EXEMPLO, ALUNOS COM DP DE 8ª SÉRIE, DEVERÁ OLHAR NO CONTEÚDO MARCADO NO 1º ANO ENSINO MÉDIO. QUALQUER DÚVIDA, PROCUREM PELO PROFESSOR RESPONSÁVEL OU PELA COORDENAÇÃO. SOBRE O TEMA DA PESQUISA DA PRIMEIRA ATIVIDADE PROCUREM O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA.

quarta-feira, 4 de março de 2009

PROGRESSÃO PARCIAL - ATIVIDADES DE HISTÓRIA

- Atividades para o 1º Bimestre: 3º aNO JÁ CONCLUÍDO

1- Definição do padrão de formatação dos Trabalhos e demais atividades do Projeto de Progressão Parcial. A atividade deverá contemplar: a) o estudo do material; b) desenvolver as atividades propostas. (atividade comum a todas disciplinas)
2- Esta atividade está relacionada a um dos fenômenos históricos mais importantes iniciado no século XIX: o Imperialismo. Você deverá escrever um texto que relacione o poema abaixo com o domínio euopeu sobre a África, Ásia e Oceania. Para tanto consulte suas anotações sobre as aulas referentes ao tema, livros didáticos e paradidáticos.

O fardo do Homem Branco - Rudyard Kipling
Tomai o fardo do Homem Branco–
Envia teus melhores filhos
Vão, condenem seus filhos ao exílio
Para servirem aos seus cativos;
Para esperar, com arreios
Com agitadores e selváticos
Seus cativos, servos obstinados,
Metade demônio, metade criança.

Tomai o fardo do Homem Branco –
Continua pacientemente
Encubra-se o terror ameaçador
E veja o espetáculo do orgulho;
Pela fala suave e simples
Explicando centenas de vezes
Procura outro lucro
E outro ganho do trabalho

Tomai o fardo do Homem Branco –
As guerras selvagens pela paz –
Encha a boca dos Famintos,
E proclama, das doenças, o cessar;
E quando seu objetivo estiver perto
(O fim que todos procuram)
Olha a indolência e loucura pagã
Levando sua esperança ao chão.

Tomai o fardo do Homem Branco –
Sem a mão-de-ferro dos reis,
Mas, sim, servir e limpar –
A história dos comuns.
As portas que não deves entrar
As estradas que não deves passar
Vá, construa-as com a sua vida
E marque-as com a sua morte.

Tomai o fardo do homem branco –
E colha sua antiga recompensa –
A culpa de que farias melhor
O ódio daqueles que você guarda
O grito dos reféns que você ouve
(Ah, devagar!) em direção à luz:
Porque nos trouxeste da servidão
Nossa amada noite no Egito?"

Tomai o fardo do homem branco –
Vós, não tenteis impedir –
Não clamem alto pela Liberdade
Para esconderem sua fadiga
Porque tudo que desejem ou sussurrem,
Porque serão levados ou farão,
Os povos silenciosos e calados
Seu Deus e tu, medirão.

Tomai o fardo do Homem Branco!
Acabaram-se seus dias de criança
O louro suave e ofertado
O louvor fácil e glorioso
Venha agora, procura sua virilidade
Através de todos os anos ingratos,
Frios, afiados com a sabedoria amada
O julgamento de sua nobreza.

3 – Consulte o acervo de nossa biblioteca e preencha os quadros abaixo, explicando os conceitos característicos do Capitalismo e do Socialismo:
Sistema Capitalista
Propriedade privada dos meios de produção








Sistema econômico voltado para a obtenção do lucro







Democracia Parlamentar/Democracia Burguesa








Trabalho tratado como mercadoria








Sistema Socialista
Propriedade coletiva dos meios de produção sob controle do Estado








Sistema econômico teoricamente voltado para o atendimento das necessidades da sociedade






Ditadura do Proletariado







Trabalho como ferramenta de construção de uma sociedade mais justa









4 – Nesta atividade você deverá ler a matéria jornalística e escrever um texto que explique e comente o tema tratado. Não copie ou reproduza o artigo, use apenas seus argumentos. Fique atento a alguns termos: Holocausto, negação, reabilitou, Papa, bispo, Sociedade São Pio X, judeus.

TEXTO JORNALÍSTICO:
Retirado do www.g1.globo.com – 25/01/2009 – 14:30
Papa reabilita bispo britânico que nega o Holocausto
Relação entre Igreja e os judeus pode ser abalada, diz embaixador. Bispo nega morte de 6 milhões de judeus pelos nazistas.
Da Reuters
O papa Bento 16 reabilitou neste sábado um bispo tradicionalista que nega o Holocausto, apesar de advertências de líderes judaicos de que isso causaria sérios prejuízos nas relações entre católicos e judeus e fomentaria o antissemitismo.
O Vaticano informou que o papa emitiu um decreto que remove a excomunhão de quatro bispos tradicionalistas que foram excluídos da Igreja Católica em 1988 por terem sido ordenados sem permissão da Santa Sé.
Os quatro bispos lideravam a ultraconservadora Sociedade de São Pio X (SSPX), que tem cerca de 600 mil membros e rejeita modernizações na doutrina e nos cultos dos católicos romanos.
O Vaticano afirmou que as excomunhões foram retiradas depois que os bispos expressaram o desejo de aceitar os ensinamentos da Igreja e a autoridade papal.
Ao pôr fim a um cisma que afetou a Igreja Católica por 20 anos, o decreto parece prestes a desencadear uma das mais sérias crises nas relações entre católicos e judeus nos últimos 50 anos.
"Não temos intenção de interferir nos assuntos internos da Igreja Católica. No entanto, a ânsia de trazer um negador do Holocausto de volta para a Igreja vai causar danos às relações entre a Igreja e os judeus", disse à Reuters o embaixador de Israel no Vaticano, Mordechai Lewy.
Um dos quatro bispos, o britânico Richard Williamson, fez uma série de declarações negando a totalidade do Holocausto Nazista dos judeus europeus, fato aceito pelos historiadores atuais.
- 'Somente 300 mil mortos'
Em comentários à TV sueca, transmitidos na quarta-feira (21), ele disse: "Acredito que não houve câmaras de gás e também que somente 300 mil judeus morreram em campos de concentração nazistas, em vez de 6 milhões."
Williamson afirmou ainda: "Acredito que as provas históricas são amplamente contrárias a que 6 milhões tenham sido deliberadamente mortos em câmaras de gás, como uma política deliberada de Adolf Hitler."
O rabino David Rosen, que fica em Israel e chefia a seção de assuntos inter-religiosos do Comitê Judaico Americano, disse à Reuters:
"O papa anterior, João Paulo II, designou o antissemitismo como pecado contra Deus e o homem. A negação da amplamente documentada Shoah (Holocausto, em hebraico) é antissemitismo em sua forma mais ostensiva."
Ao ser indagado sobre os comentários de Williamson, o principal porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que eles eram totalmente "extrínsecos" em relação à suspensão da excomunhão.
"Este ato (o decreto) se refere à suspensão da excomunhão. Ponto", disse Lombardi aos repórteres. "Não tem nada a ver com opiniões pessoais, que são abertas a críticas, mas não pertinentes a este decreto."

terça-feira, 3 de março de 2009

ATIVIDADES DE ARTE - PROGRESSÃO PARCIAL

ATIVIDADES PARA ALUNOS QUE ESTÃO NO 1º ANO COM DP DE 8ª SÉRIE

1º BIMESTRE:


1 - Leia com atenção:

A dança contemporânea atual acontece em um grande território, com muitas possibilidades e recursos, fazendo com que os criadores transmitem por vários espaços, valendo-se de variadas linguagens e realizando tramas entre elas para a concretização de suas obras coreográficas. E, ao mesmo tempo sabemos que a dança traz muitas questões que se tornarão pontos de apoio para o percurso a ser percorrido ao longo de nossas criações coreográficas.

Fale sobre:
- processo de criação
- coreografia
- trilha sonora
- dança contemporânea

2 - Agora preste atenção na imagem:
Fig. Baile na roça: Coreografia para Portinari. Espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo – 1998 - direção de José Rossi Neto.Responda:

1-O que chama mais atenção nesta foto?
2- Onde você acha que a bailarina está?
3-O que causa estranhamento para você?
4-Olhando esta cena congelada, como você imagina a trilha sonora desse espetáculo?
5- Como você acha que foi o processo de criação do coreografo?


3 – Biografia e pesquisa

- Biografia do músico e compositor Tom Jobim e Elis Regina
- Análise literária da música “Águas de Março” de Tom Jobim.
- Pesquise sobre a bossa nova.

4 – Biografia e Pesquisa:

- Escreva sobre a fotografia ( histórico)
- Biografia da fotógrafa Regina Silveira e comentário sobre sua última exposição “ Luz Zul”.


2º BIMESTRE

1- Leia com atenção o poema “ Morte das Casas de Ouro Preto”de Carlos Drummond de Andrade a música “ Que Maravilha” de Jorge Bem / Toquinho e a Imagem “Golconda”do artista René Magritte.

Morte das casas de Ouro Preto

Sobre o tempo, sobre a taipa,
a chuva escorre. As paredes
que viram morrer os homens,
que viram fugir o ouro,
que viram finar-se o reino,
que viram, reviram, viram,
já não vêem. Também morrem.
(...)
Carlos Drummond de Andrade

René Magritte



Na obra destes artistas, a chuva parece ser matéria a nos dizer coisas. Nelas, pode-se perceber que o significado da chuva não é inerente à realidade, mas é a arte que confere significado à realidade provocando novas e abertas sensações, significações, pensamentos.

2 - Agora responda:

- O que há em comum entre as três obras?
- Que comparações podem fazer entre os três textos criados pelos artistas nas várias linguagens?
- O que esboçaram no primeiro momento?
- Qual o nome da obra de Magritte?
- Biografia de René Magritte

3 - Desenho de uma imagem:

Magritte diz que acha uma maravilha poder caminhar pelo céu na terra. Para ele, o homem de chapéu-coco é o Sr. Normal, no seu anonimato. Pois ele diz que usava um chapéu idêntico pois não gostava de se destacar nas massas.

- Agora, você vai imaginar uma chuva com um objeto escolhido por você. Use o fundo do desenho de Magritte.

Material:

- folha de canson A4 ( margem de 1 cm )
- lápis de cor

4 - Assistir o filme “Cantando na Chuva”com Gene Kelly

Faça uma ficha técnica do filme assistido. Siga o modelo:

Ficha Técnica
Título Original: Hostel: Part II ( O Albergue)Gênero: TerrorTempo de Duração: 93 minutos Ano de Lançamento (EUA): 2007Site Oficial: www.hostel2.comEstúdio: Screem Gems / Truenorth Productions / International Production Company / Lionsgate / Raw Nerve / Next EntertainmentDistribuição: Lionsgate / Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures Direção: Eli Roth Roteiro: Eli Roth, baseado nos personagens criados por Eli RothProdução: Chris Briggs, Mike Fleiss e Eli Roth Música: Nathan Barr Fotografia: Milan Chadima Desenho de Produção: Robb Wilson KingDireção de Arte: David Baxa e Daniel Newton Figurino: Susanna Puisto Edição: George Folsey Jr. e Brad E. Wilhite Efeitos Especiais: Barbed Wire / Phantom Effects
- Elenco
Lauren German (Beth)Roger Bart (Stuart)Heather Matarazzo (Lorna)Bijou Phillips (Whitney)Richard Burgi (Todd)Vera Jordanova (Axelle)Jay Hernandez (Paxton)Jordan Ladd (Stephanie)Stanislav Ianevski (Miroslav)Zuzana Geislerová (Inya)Milan Knazko (Sasha)Monika Malacova (Sra. Bathory)Davide Dominici (Riccardo)Petr Vancura (Pavel)Roman Janecka (Roman)Edwige Fenech (Professora)Ruggero Deodato (Canibal) - SinopseBeth (Lauren German), Lorna (Heather Matarazzo) e Whitney (Bijou Phillips) são jovens americanas em viagem a Roma. Ao fazer um passeio de final de semana elas são atraídas por uma bela modelo, que conhecem no caminho para uma região remota da Eslováquia. A modelo lhes oferece que conheçam um spa exótico, onde poderiam relaxar, rejuvenescer e se divertir. Elas aceitam o convite, sem imaginar que serão vítimas de um leilão em que participam pessoas ricas e doentes de diversos países.

3º BIMESTRE


1 - Defina Design.
- Qual a diferença entre Design e Arte?

2 - Vamos escolher a carteira na sala de aula como um objeto para estudo. Responda:

- Lembra de outras carteiras de sala de aula?De qualquer série como ensino infantil, faculdades, antigas onde o assento de uma se unia a bancada da outra? Se lembrar, descreva-a.
- Você acha que as carteiras são confortáveis na sua sala de aula?
- Já viu carteira universitária para canhoto?
- Por que acha que são projetadas assim?Gostaria que fosse diferente?
- Já ouviu falar de “ergonomia”? Então pesquise e escreva o que é.

3 -Leia com atenção:
Texto - Todo dia é dia de design - Guto LinsTodos os diasquando o design toca,você levanta da sua design,calça um designe vai ler o design do dia.Senta no design da cozinhaenquanto o pão esquenta no design.Toma um design de leiteveste um design correndoe sai atrasado para pegar um design na esquina.Pela design você vêdesign para todos os lados:o design de uma peça de teatro,o design que pára a seu ladoquando o design fechae também o design que o guarda sopraquando o design abre.Entra no escritório pisando forte,fazendo barulho com seu design novoe antes de ligar o seu design de última geração,senta na sua design acolchoada,pega esta design,e fica mais confuso ainda…Afinal,o que é design?
- Agora copie o texto substituindo a palavra design pelo objeto que ele quer dizer.


4 – Em uma folha de sulfite A4 faça um desenho imaginando uma carteira ideal para a sala de aula. Um design que seria confortável para o aluno.


4º BIMESTRE


1 – Escreva a diferença entre a linguagem teatral e a cinematográfica.

2 – Pesquise sobre:

- Christian Boltanski (fotógrafo e escultor)
- Fredi Kleemann (ator e fotógrafo)
- Lenise PinheiroRenée Gumiel (fotógrafa)
- Rosangela Rennó (bailarina, atriz e coreógrafa)

3 – Escreva sobre cinema e vídeo.

4 - escreva sobre o videoclipe ao cinema.



ATIVIDADES PARA ALUNOS DO 2º ENSINO MÉDIO COM DP DE 1º ENSINO MÉDIO.

1ºBIMESTRE

1 - Pesquise:

- O que é Patrimônio Cultural.
- O grafiteiro Fefe Tavalera.
- O que é land art.
- Diferença entre Patrimônio Cultural e Arte Pública.

2 – Você irá fazer uma pequena expedição pelo seu bairropara que possa observar melhor e descobrir aspectos que passam despercebidos no cotidiano.
Como exemplo irei falar sobre um artista, Jorge Macchi. Um artista argentino que provoca a desfamiliarização do olhar.
Macchi nasceu em Buenos Aires , depois de uma viagem por vários países ele volta a terra natal e, em cima de um mapa onde está sua cidade ele coloca um vidro sobre o mapa e quebra, formando caminhos que foram percorridos por ele. A experiência vivida resultou na obra “Buenos Aires Tour”, um livro objeto. Produzido em 2003 apresenta 8 itinerários com 46 pontos escolhidos.
A partir dessa experiência, você vai fazer um mapa de um quarteirão de seu bairro até a sua escola. Preste bem atenção por onde você passa, pois terá que fazer anotações de tudo que lhe chamar a atenção registros de sons, palavras dos transeuntes, fotografias se for viável, etc. Você tem que suspender uma atitude natural e transformar em uma atenção que busca o que reconhece o que já sabe ou já viu.

- Atividade: o mapa será feito em uma folha de sulfite A3 com margem de um cm.

Leia:

Tambor de Crioula, Jongo, Frevo e Samba de Roda, essas são manifestações populares consideradas patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Dentro do Patrimônio estão as danças e canções que integram as práticas populares.
O conjunto de bens móveis e imóveis, além de produtos artesanais e técnicos faz parte do patrimônio material.
- Faça uma pesquisa sobre o Frevo, Carnaval e Folia de Reis.


3 - Faça uma releitura da obra de Heitor dos Prazeres “FREVO” em uma folha de canson A4 com margem de 1 cm (colorir).


4 – Pesquise sobre:

- O circo de Soleil.
- O circo roda Brasil.
- O Circo Tradicional e Contemporâneo.
- Doutores da Alegria.
- Os palhaços Arrelia.


2º BIMESTRE

Leia e responda:
Intervenção é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais das grandes metrópoles. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas realizadas em espaço público.
1- Olhe atentamente a sua sala de aula. Observe todos os detalhes, a cor da parede, piso, janelas, porta, teto, lâmpadas, quadro, tudo que nela existir. Agora responda:

a) Qual a sensação que ela provoca após a sua observação?b) Qual o aspecto que você gostaria de modificar?

2- A partir desta observação explique:

Como você pode fazer uma intervenção em sua escola para provocar o olhar das pessoas? Explique como faria cada uma delas:
Interferência visual - Interferência sonora - Interferência Corporal

3- Explique o que é uma intervenção urbana.


Esta é a obra de Nele Azevedo “Monumentos Mínimos”.
Pesquise sobre a obra e analise-a


4 - Analise esta obra com muita atenção.
Não esqueça nenhum detalhe.


3º BIMESTRE

1 – Quem foi Ivaldo Bertazzo? Fale sobre ele.

2 - Leia o texto com atenção:

Muitas vezes, os artistas procuram justamente o que já não vemos, já que faz parte do que usamos no cotidiano. Guarda-chuvas foram utilizados por Marepe para sua instalação na 27ª Bienal Internacional de São Paulo. Os objetos escolhidos pelo artista: guarda-chuvas masculinos pretos e sóbrios, e o título dado à instalação (cânone)-2006 criam intrincadas relações entre materialidade, forma-conteúdo, convidando-nos a múltiplas possibilidades de leitura. Podemos perceber como materiais inusitados podem se tornar obras e nos fazer experimentar sensações e pensar. Que outros objetos podem se transformar em matéria para as intervenções? O que é descartado? O que se pode buscar como sucata em obras e construções? Pontaletes de madeira, pedaços de ferro, de gesso, luvas de pedreiro descartadas...?
Se Marepe nos faz ver objetos cotidianos ocupando espaços inusitados, George Segal nos faz refletir sobre a condição humana. Cinco figuras masculinas formam umaa fila e retratam o período da grande depressão americana, um difícil período econômico. Para relembrar esse momento, Segal criou inicialmente uma escultura com gesso, madeira, metal e pintura em acrílico, que serviu de molde para a fundição em bronze, que hoje está instalada em Washington, no Memorial do ex-presidente
Franklin Delano Roosevelt, que muito contribuiu para novas políticas econômicas e sociais. As figuras são expressivas e ocupam um espaço cotidiano, convidando-nos para “reolhar” a vida humana. Seria possível criar figuras ocupando espaços na escola? Personagens em performances ou bonecos de tamanho natural? Bonecos podem ser feitos com meias-calças femininas recheadas de jornal e vestidos com roupas, sapatos, chapéus, bonés, perucas. Mas não basta fazer os bonecos. Eles ganham “vida” não porque se aproximam realisticamente das figuras humanas, mas porque suas formas em deformações expressivas e suas poses carregam significações.
A relação com a vida também está presente na obra de Adriana Varejão. Ela observou e fotografou cuidadosamente azulejos portugueses da Igreja da Glória, no Rio de Janeiro. Buscou a matéria para reproduzir em grande escala os pequenos azulejos, trazendo na pele da pintura as rachaduras dos originais. As marcas do tempo foram cuidadosamente amplificadas.
(1) Marepe

(2)George Segal
( 3 )Adriana Varejão

A leitura comparativa das imagens, além de outras que você já viu em outros lugares, com isso pode complementar o seu conhecimento, pode problematizar a questão da materialidade, pois os artistas selecionados trabalham com diversidade de materiais e de linguagens. Muitas vezes, na legenda de uma reprodução de uma obra ou na plaqueta ao lado dela na exposição, é usado o termo “técnica mista” para se referir a muitas matérias, como vemos.. O que vocês conseguem distinguir lendo as imagens? O que as legendas apontam?
- Depois de ler o texto e responder as perguntasque estão no texto, crie um desenho com um objeto escolhido, use como idéia a obra de Marepe (1) . Folha de sulfite A4.






3– Escreva sobre:

- Web art.
- DJs.
- Musica eletrônica

4 – Fale sobre o espetáculo Samwaad de Ivaldo Bertazzo.


4º BIMESTRE


1– Escreva sobre:

- a música clássica e diga o nome de dois compositores.

- a Bossa Nova e o nome de dois compositores.


2 – Pesquise músicas de outras épocas que sejam melódicas, instrumentais de compositores eruditos, da MPB e do Jazz. Duas de cada.

3 - Escolha uma música de Milton Nascimento e reescreva a música escolhendo uma letra bem bonita.
Escreva as duas letras.

4 – Responda:

- Costuma ir ao cinema ou assiste seus filmes em casa.
- Filme que mais gostou:
- Tipo de música que gosta de ouvir:
- Já assistiu alguma peça teatral? Qual o nome da peça:
- Qual livro você leu e gostou:
- Que tipo de dança você gostaria de assistir em um espetáculo?
- Já assistiu a uma apresentação de música clássica?




ATIVIDADES PARA ALUNOS DO 3º ANO ENSINO MÉDIO COM DP DE 2º ENSNO MÉDIO

1º BIMESTRE

1 – Responda:

- O que você conhece como espaço cultural?
- O que significa a numeração que há em alguns eventos de arte como 29ª Programa de Arte Brasileira,20º Festival Estudantil Brasileiro, 38º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, %ª Edição do Projeto de Dança e Pauta.
- O que você sabe sobre esses Eventos?

2 - Enquanto produção cultural, o que diferencia um Panorama de Arte, de um Festival, de um salão de fesstas?
- De que modo esses eventos tem importância para a aproximação entre arte e publico?

3 – Fale sobre o artista Luciano Mariussi e da sua obra “Entre Gritando”

4 -Leia com atenção: ( o texto será postado posteriormente) FIQUE LIGADO!
Agora responda:

- O que chama atenção nesse conceito e sua nomeação “ Inventario” ?
- È possível perceber o que o Festival está focalizando como conceito?
- O que é percebível como preocupação do Festival sobre a relação entre espetáculo e público?


2º BIMESTRE

1 – Responda:
- As cores das roupas em seu armário( camisetas, calças, roupas intimas, calçados, casacos, malhas, etc.)
- os livros e revistas que possuem:
- as músicas dos CDs que mais gosta:
- as capas de livros ou de CDs que mais admiram:
- os atores que preferem:
- o desenho de um objeto que oste muito em sua casa:
- as obras de arte preferidas:
- os filmes que gosta de assistir:
- o que gosta de dançar:

2 – Pesquise o que faz parte de cada linguagem.
a – linguagens do Teatro
b – linguagens da dança
c – linguagens da s artes visuais
d – linguagens da música
e – linguagens híbridas( que unem linguagens de áreas diversas)
f - linguagens convergentes( nem sempre são consideradas como arte, mas trabalham com seus códigos)

3 – Fale sobre os fotógrafos Cristiano Mascaro e Vik Muniz e diga qual a diferença entre seus trabalhos.

4 - Hermeto Pascoal abrindo as gavetas do guarda roupa.

- Ouvir a música de Hermeto Pascoal “Este meu Piano”e faça um comentário sobre ela. (instrumentos usados, quanto tempo é executada, alterações rítmicas, harmonia, enfim tudo que puder pesquisar.


3º BIMESTRE

1 – Imagine que você será responsável para realizar um Festival de Música na Escola. Como você organizaria este festival?
- Quem seria os participantes? Os alunos; a comunidade, professores, pais, vizinhos, funcionários; quantos trabalhos poderão ser apresentados; que tipo de musicas; como acontecerá a apresentação; será um festival de rock, concertos, rap, tudo isso e mais um pouco juntos?

- Faça um logotipo que batize o seu festival em um folha de sulfite A4.

2 – O que você entende sobre Desenho de Animação.

3 – Faça uma pesquisa e crie um desenho de animação usando movimentos.

4 - Faça uma pesquisa sobre Improvisação Teatral.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROGRESSÃO PARCIAL

1ª PARTE:
3º ANO ENSINO MÉDIO JÁ CONCLUÍDO - PROFª PIEDADE TEODORO
Leitura, análise-interpretativa de obras literárias de autores da literatura brasileira e literatura portuguesa (análise estilística/intencionalidade).
Produção de resenhas, artigos de opinião e artigo de divulgação cientifica; livro – clipe / vídeo.
(Construção lingüística da superfície textual) textualidade

NOTA: As atividades, a saber: sequência didática “Mestre da literatura” (BUSQUE A PROPOSTA NO SITE): http://mecsrv04.mec.gov.br/seed/tvescola/mestres/index/principal.shtm . Clique em “Cadernos” – sugestões de atividades e “Multimídia” para assistir aos vídeos.
Pode consultar também outros tantos vídeos, como, http://www.vestibular1.com.br/video/video_aula_literatura.htm ;
1. Montagem de painéis “PowerPoint” acerca da evolução da arte literária.
2. Selecionar obras dos seguintes autores: Lima Barreto - Triste fim de Policarpo QuaresmaJosé de Alencar - O GuaraniGuimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas (troque esse romance pelo livro de conto “Recado do morro” (do livro “Corpo de baile”)).
3. Mário de Andrade - MacunaímaMachado de Assis - Memórias Póstumas de Brás CubasGraciliano Ramos - Vidas Secas.
Carlos Drummond de Andrade – A rosa do povo.
4. Leitura dos romances e poemas, contos ou crônicas.
5. Assistir a filmes, vídeos; livro-clipe, depoimentos, palestras, entrevistas dos autores e/ obras. (pesquisa do aluno)
6. Vivência com Resolução das atividades sugeridas de analise interpretativas das obras em questão (propostas do projeto “Mestre da Literatura” proposta da TV Escola).
7. Produção de painéis que remetem a tema(s) explorado(s) nas obras lidas.
8. Produção de resenha critica das obras em pauta.
9. Criação de vídeo e/ou livro – clipe das obras.

2ª PARTE:
Busque, no site a seguir, orientações acerca das exigências para se construir dissertações de qualidade http://www.vestibular1.com.br/menu/redacao.htm . . Após o estudo do assunto, destaque as ideias essências (resumo esquemático). Faça-o no computador, use o programa “PowerPoint”.
Escolha, no mínimo, cinco temas sugeridos pelas maiores instituições de ensinos superiores. Após leituras de todos eles, produção as redações.

3ª PARTE:
1. Estude as classes gramaticais e as funções sintáticas dessas classes/família gramaticais(use a minigramática da editor Saraiva, de Samira e Jesus
2. Desenvolver os exercícios sugeridos no site. Reescreva-os em outra página. Confira as respostas e some pontos dos acertos em porcentagens. http://www.vestibular1.com.br/exercicios/especificos_portugues.htm .


1ª PARTE:
2° ANO ENSINO MÉDIO - DP DO 1º ANO - PROFª PIEDADE
Leitura, análise-interpretativa de obras literárias que reportam aos gêneros discursivos: depoimento, carta, diário, crônica e conto. ( 1º BIMESTRE)

2ª PARTE:
Estudo e feitura das atividades do capítulo “Os gêneros discursivos”, de Abaurre. Maria Luisa M. & Abaurre. Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007, pp.30 – 42. (2º BIMESTRE)

3ª PARTE:
Estudo e desenvolvimento das atividades sugeridas dos capítulos “Relato, carta pessoal, e-mail e diário”; “Notícia”, “Crônica”, “Biografia”, “Conto I” e “Conto II”, de Abaurre. Maria Luisa M. & Abaurre. Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007, pp.44 – 142. (2º BIMESTRE ATÉ CONTO I )

4ªPARTE:
Assistir aos vídeos e ouvir as músicas sugeridas, no final de cada capítulo e produzir textos apreciativos (resenhas) dessas obras de arte. (3º BIMESTRE)

5ªPARTE:
Navegue nos sites sugeridos, no final de cada capítulo, e faça comentários (apreciação) sobre o material explorado. (4º BIMESTRE)

PRIMEIRA ATIVIDADE DA PROGRESSÃO PARCIAL

A primeira atividade do 1º bimestre de 2009 será comum a todas disciplinas.
- Atividades:
1. Estudar o módulo “Murrie, Zuleika de Felice. Projeto de pesquisa escolar. São Paulo: Editora do Brasil, 2005.(livro didático adotado pela escola nos três últimos anos), pois todas as disciplinas requerem projetos de pesquisa. . A obra em questão destaca a importância de saber produzir um projeto para finalidades diversas.
Para que a ação seja efetiva, fazem necessário seguintes estratégias:
.Levantamento dos trabalhos de pesquisa escolares realizados ou em processo de construção e checagem quanto à linha seguida preestabelecida ou não na feitura da produção do projeto.
Escolha de tema para pesquisa. Produção de parágrafos a respeito do projeto que pretende realizar ou já esteja realizando. Não se esquecer de registrar, no mínimo, três fontes bibliográficas que sustentarão a pesquisa.
Produção de justificativa;
Realização de tarefas sugeridas no livro didático.
Feitura do projeto de pesquisa.


Obs.: Todos as pesquisas realizadas deverão ser feitas de acordo com o estudo deste capítulo do livro indicado.

PROJETO DE PROGRESSÃO PARCIAL

a) Entrega dos Trabalhos:
- 1º Bimestre: 22/04/2009
- 2º Bimestre: 22/06/2009
- 3º Bimestre: 22/09/2009
- 4º Bimestre: 23/11/2009

b) Reuniões da Banca Examinadora para a correção dos trabalhos:
- 1º Bimestre: 28/04/2009, das 17h às 19h.
- 2º Bimestre: 30/06/2009, das 17h às 19h.
- 3º Bimestre: 29/09/2009, das 17h às 19h.
- 4º Bimestre: 01/12/2009, das 17h às 19h.